Perguntas Frequentes

1) As Atividades Acadêmico-Científico-Culturais são disciplinas do Júpiter?
Não. As atividades acadêmico-científico-culturais não são disciplinas do Júpiter e não ocupam espaço na grade horária do aluno. Não há matrícula no Júpiter. Os alunos inscrevem-se no Moodle, ambiente virtual da USP para a postagem dos certificados, relatórios, comprovantes etc. das atividades.

2) AACCs têm professor?
Não. AACCs são atividades para registro de carga horária. O aluno se inscreve na habilitação escolhida e a secretaria receberá os comprovantes somente depois de postado online.

3) Por que preciso fazer meu cadastro no Moodle?
O Moodle serve como um local virtual para postagem dos comprovantes das atividades realizadas.

4) Já cumpri as 200 horas de AACCs. Como faço para apresentá-las?
Se o aluno já cumpriu as 200 horas, poderá apresentá-las num mesmo semestre. Poderá postá-las a cada 40 horas, múltiplos de 40h ou a carga horária completa.

5) Participei de eventos em anos anteriores. Posso utilizar a carga horária para as AACCs?
Sim, desde que as atividades tenham sido realizadas a partir de seu ano de ingresso no curso de Letras.

6) Preciso realizar atividades em todos os blocos: Atividades Científicas, Socioculturais, Acadêmicas e Diversas?
O aluno deverá realizar atividades que se encaixem, no mínimo, em três blocos, obedecendo os limites de horas para cada item. A postagem poderá ser feita a cada 40 horas, múltiplos de 40h ou a carga horária completa.


7) O que significa “Limite de CH”?
“Limite de CH” significa carga horária máxima do item.
Exemplo: a participação nos cursos de extensão não poderá exceder a 40 horas, mesmo que o curso tenha cumprido carga horária superior.

8) Como devo lançar os certificados e comprovantes no Moodle? Preciso entregar os originais na secretaria?
O aluno deverá escanear/fotografar os certificados e comprovantes, anexá-los em “Registro de comprovantes” e entregar os originais nos departamentos responsáveis. A validação será feita
após análise pela CoC-Letras/Licenciatura. Após a validação, os documentos deverão ser
retirados.

9) O que preciso apresentar para comprovar participação em atividades socioculturais como visita a museus, exposições de arte, mostras de cinema e teatro?
Além dos ingressos originais, escaneados e postados no Moodle, o aluno deverá apresentar relatório de, no máximo, uma página sobre a atividade desenvolvida (documento do “Word”).

10) Como serão consideradas as horas utilizadas em visitas a museus, exposições de arte e mostra de cinema e teatro?
Nesse caso, aluno poderá lançar, no máximo, duas horas por evento, num total de 20 horas.

11) O que significa “participação em oficinas e atividades de cunho educacional”?
Significa participação em workshop promovido na USP e fora dela. Por exemplo, na secretaria ou prefeitura do estado de São Paulo.